Objetivo

Com o propósito de ir mais a fundo nas questões psicológicas, que ao meu ver é o que realmente faz a diferença, criei este outro blog: Evolução da Consciência
OBS: Não será postado nada novo neste blog, apenas no novo.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

"O Efeito Sombra"

"Aprenda a amar com todo o seu coração e aceitar o lado desagradável dos outros(e o seu). 
Qualquer um pode amar uma rosa, mas é preciso ter um grande coração para incluir os espinhos."

Documentário inspirado pelo livro de Deepak Chopra, Debbie Ford e Marianne Williamson.
"O Efeito Sombra" tem como tema principal o conflito entre quem somos e quem queremos ser, conflito que cada ser humano convive dentro de si. Aborda também a questão da Dualidade que vivenciamos na atual realidade, seja no mundo interno ou externo. Essa dança entre os opostos é necessária para existir qualquer tipo de interação e compreensão, pois se não há escuridão como podemos distinguir a luz? Se não há frio, como podemos dizer que algo é quente?
Carl Jung fez uma observação interessante sobre esse fato: "Até mesmo uma vida feliz não pode existir sem uma medida de escuridão, e a palavra “feliz" perderia seu significado se não fosse equilibrada pela “tristeza". É muito melhor aceitar as coisas como elas vêm, com a paciência e equanimidade."

Sinopse:
“Os monstros não dormem em baixo da sua cama,
eles dormem dentro da sua mente”
O que é a Sombra? A Sombra é tudo aquilo que não queremos ser, mas somos. Todos nós temos um lado obscuro. É aquele sentimento escondido de todos, e aquele desvio de comportamento que uma pessoa considerada "boazinha" possui. É o desejo de se entregar ao vício, de explodir, de brigar. É toda a energia que tentamos não ter. Porém a Sombra é parte nossa, e por ser algo bom, mas escondida e excluída, pode transformar-se em maus pensamentos. Mas descoberta e compreendida, a Sombra nos levará ao caminho da plenitude! Sairemos da ilusão de que nossa obscuridade nos dominará e, em vez disso, veremos o mundo sob uma nova luz, uma nova perspectiva. A empatia que descobrimos por nós mesmos dará ignição para nossa confiança e coragem à medida que abrirmos nosso coração a todos ao nosso redor. O poder que desencavamos nos ajudará a confrontar o medo que esteve nos segurando e nos incitará a seguir adiante, rumo ao nosso mais alto potencial. Longe de ser assustador, abraçar a sombra nos concede uma inteireza, permite que sejamos reais, reassumindo nosso poder.

Documentário Completo e Legendado



Abaixo algumas citações do livro que achei relevante destacar.
"… O inconsciente não tem a ver com ‘eu’. Tem a ver com nós. Quando uma pessoa tem impulsos e ímpetos inconscientes, eles vêm de toda história da raça humana. Segundo Jung, cada um de nós está ligado a uma ‘consciência coletiva’, como ele assim chamava. A noção de que você e eu criamos nossos self separados e isolados uns dos outros é uma ilusão."
Pág. 28

"A medida que nos tornamos mais presentes e alertas, começamos a ver quanto somos robóticos e encurralados nas personalidades que criamos. E podemos escolher tomar medidas proativas para lidar com as sombras que estão nos prendendo e tentar nos libertar. Não se iluda: se não lidarmos com essas sombras, elas lidarão conosco…"
Pág. 132

"A sombra não tem apenas as nossas características sombrias, ou aquelas que a sociedade considera más. Ela também inclui todas as qualidades positivas que escondemos. Essas qualidades positivas são frequentemente citadas como ‘sombra iluminada’. Não sepultamos apenas nossas obscuridades, mas também nossos traços positivos – aspectos poderosos, amorosos e deliciosos… Podemos ter enterrado a genialidade, a competência, o humor, o sucesso ou a coragem. Talvez tenhamos escondido a autoconfiança, carisma ou força."
Pág. 177

(Breve resenha do Livro)

Trabalhar com nosso lado sombra é de vital importância, tanto na vida cotidiana quanto na vida dedicada à Arte. Cada vez mais, percebemos que as pessoas têm a tendência de esconderem dos outros e de si mesmas, seu lado escuro. Aprendemos, ao longo de nossas vidas, a mostrar para a sociedade somente o lado que a mesma deseja ver. Formamos nossa personalidade de acordo com as regras ditadas por ela e o que ela não gosta, nós escondemos, fechamos em um baú e jogamos a chave fora. Como para atingirmos certos objetivos na vida, nós precisamos seguir as regras sociais, nós acabamos criando um padrão, uma fachada para apresentar às pessoas, sejam nossos familiares, sejam nossos amigos ou sejam nossos conhecidos. E é por isso que fica tão complicado de trabalharmos com nossa sombra, nos apegamos a vários comportamentos e "verdades" que criamos para nós.

"Está tudo na sua cabeça"
Trabalhar com nosso lado menos agradável requer, antes de mais nada, maturidade. É preciso aceitar que temos defeitos antes de sairmos por aí acusando ou criticando as outras pessoas por suas atitudes que, por vezes, é a nossa atitude também. E tal ação é fundamental para aqueles que querem seguir o caminho da verdade. Para começar, é preciso parar, olhar para dentro de nós e analisar a fundo nossa personalidade: do que gostamos, do que não gostamos, como reagimos a certas situações, quais são as nossas atitudes instintivas, enfim, todas as atitudes que temos no momento em que nos relacionamos com os outros e com nós mesmos.
Precisamos entender nosso comportamento antes de meditar. Se nós não entendemos o motivo de termos determinadas atitudes, como vamos entender o por quê nós estamos realizando tal meditação, ou temos tal atitude? Temos que parar para analisar se o que estamos fazendo é bom parar nós ou é só para mostrar ao outro como somos poderosos ou como conseguimos tal resultado com facilidade. E é no ocultismo que observamos essas atitudes mais claramente. Podemos ver isso em qualquer lugar que haja pessoas denominadas Mestras e que queiram aparecer mais que os outros. É a legítima fogueira das vaidades.

É preciso que nós tenhamos total consciência desse lado “ruim” para que possamos trabalhar com ele e que possamos, então, evoluir espiritualmente, afinal, para haver a luz, é preciso haver também a escuridão(Analise sobre a Dualidade). Entender a si mesmo é um processo complicado e complexo que envolve tempo e determinação da pessoa que quer seguir um caminho equilibrado. É importante que, nesse caminho, nenhuma etapa seja pulada, pois poderão surgir lacunas nas quais faltarão algumas conexões e algum entendimento do que a pessoa esteja buscando.

Uma boa ocasião para a pessoa analisar-se é ver sua reação em determinada situação. Por exemplo: se a pessoa está em um grupo, como ela reage se alguém diz que conseguiu tal resultado? Sente inveja, ciúmes, raiva? Esses momentos são perfeitos para a pessoa fazer sua auto-análise, pois é na vivência e na prática que a pessoa pode se analisar diante de determinada ocasião. Por isso dizem que "um bom ocultista não é aquele que aparenta ser calmo, sereno, mas que fora do campo de visão dos outros se estressa facilmente e sai agredindo os outros, um ocultista de verdade, é aquele que entende a si mesmo, entende o motivo de ficar zangado em determinada situação e trabalha com esse sentimento para saber como lidar com ele seja em qual situação for. Um ocultista de verdade é aquele que tem os dois lados da mesma moeda em seu coração e sabe usá-los com justiça e consciência."

"Não existe como criar consciência sem dor. As pessoas farão de tudo, não importa o quão absurdo seja, para evitar encarar a própria alma. Não nos tornamos iluminados apenas imaginando figuras de luz, mas criando consciência da escuridão. Porém, esse procedimento é desagradável, portanto, não popular."
Carl Gustav Jung


A única maneira de mudarmos o mundo de fato, é mudando a nós mesmos. Não adianta julgar e punir as pessoas por coisas que nós mesmos fizemos e fazemos ainda. Estamos todos passivos a errar, critique apenas de maneiras construtivas, jamais para machucar.
Não seja parte do problema, seja parte da solução, ao invés de derrubar, ajude a levantar.

Gostaria de encerrar esse artigo com uma tirinha e uma citação reflexiva:
Quando uma pessoa faz você sofrer, é porque ela sofre profundamente dentro dela, e o sofrimento dela está vazando e se espalhando.
Essa pessoa não precisa de uma punição, ela precisa de ajuda.
- Thich Nhat Hanh


Artigos Relacionados:

36 comentários:

  1. LI TODOS OS MEUS COMPORTAMENTOS NESSE ARTIGO!!!

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez parabens pelo blog.

    Em breve farei meus vídeos falando sobre este assunto. Eu gosto de chamar de ilusão da forma (homenagem ao Eckhart tolle)

    Um grande abs

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelos exercícios de reflexão, isto sim, é verdadeiro serviço público. Em boa hora descobri este blog. De fato o mundo está tão às avessas que é muito fácil nos deixarmos levar pelo nevoeiro…
    Um grande bem-haja,
    Cláudia

    ResponderExcluir
  4. Cara, faz um favor, continua com o blog, eu sei que vc não tá pensando em parar, mas como já tive blog, sei que a gente desanima de uma hora pra outra, se isso acontecer algum dia se lembra que tem pessoas como eu que usufruem muito desse tipo de conteudo, é muito bom mesmo seus posts, parece que tudo termina num mesmo lugar, todos os assuntos abordados, parecem que levam pra um mesmo local, alguma coisa que eu só tenho a ideia, deve ser a conscientização.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo apoio, eu tava meio que querendo largar as coisas por um tempo por causa da reação das pessoas na pagina em relação a textos que eu estava escrevendo,(junto com outros fatores pessoais meus) me desmotivou um pouco, mas eu achei importante continuar justamente porque eu sei que existem pessoas que buscam e pessoas que buscariam se soubessem do que está acontecendo.
      Gratidão pela mensagem!

      Excluir
    2. Concordo com o Rodrigo, seu blog é mt rico de conhecimento , espero que continue publicando ^^

      Excluir
    3. Vou continuar na medida do possível, agora estou numa fases conturbada da minha vida.
      Grato!

      Excluir
  5. Desculpe se eu fugir muito do assunto, mas vendo esses recentes protestos que aconteceram no Brasil, quero dizer que as pessoas tem que se conscientizar de que, não adianta fazer apenas ficar reclamando da sociedade em termos políticos. É importante, eu sei, mas o principal alvo DELES não é nos explorar financeiramente como muitos pensam o que eles querem é MUITO mais valioso que isso. Eles querem nossa MENTE ! Causar divisões entre nós, para nos manter ocupados brigando entre nós. Nos afastar de nosso pleno potencial de liberdade. E os problemas políticos e financeiros são apenas alguns dos instrumentos pra isso. Essa maldita prisão vai além do lado financeiro e político, é a prisão de NOSSA MENTE! É como aquela musica de merda de uma artista pop que eu não lembro o nome, mas a música diz assim ''We don't need your money, we just want to see the world dance'' .Por isso acho tão foda esse site estudar tanto assim como funciona nossas mentes, pois ela é o principal alvo deles. Não precisamos morar no meio da floresta isolados dessa sociedade podre para nos libertar dessa prisão. Só temos que libertar nossa mente. Eu sei que isso não é fácil, eu mesmo ainda tenho muitos ''monstros'' em minha mente, que estão atrapalhando minha vida drasticamente , mas já me sinto orgulhoso de tentar escapar disso, e não me acomodar. Muito obrigado, esse site é muito foda

    ResponderExcluir
  6. Seu blog e seu canal no YOUTUBE, são excelentes! Será uma lástima vc parar!

    ResponderExcluir
  7. MARAVILHOSO POST ! PARABÉNS PELO BLOG E PRINCIPALMENTE PELO SERVIÇO DE AMOR! GRATAS ,VAMOS COMPARTILHAR !
    UM GRANDE ABRAÇO !

    ResponderExcluir
  8. Texto fantástico. É exatamente como eu me sinto. Nunca havia parado para pensar dessa forma. Esse lado sombra realmente é uma questão difícil dentro de nós. Obrigado por disponibilizar informação de tamanha profundidade. E não pare mesmo, esse blog com certeza está ajudando muitas pessoas como eu. Abraços.

    ResponderExcluir
  9. É isso mesmo, continue sempre assim, o que somos nós sem o conhecimento. Você tem um blog ótimo, que faz a gente refletir sobre muitas coisas. Eu mesma estou procurando algo que eu nem sei bem o que é, mas eu sinto. Você ajuda pessoas. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Muito bom!!
    Um grande amigo meu acabou de publicar um livro justamente sobre esse tema.. Chama-se "Carl Jung e o Direito Penal". Justamente sobre nosso lado mau e a nossa ânsia de punição. Recomendo muito!
    Abraços e parabéns!!

    ResponderExcluir
  11. Caro Amigo,
    Seu Blog está excelente em conteúdo, para os que estão prontos e querem sair da ilusão de formas e aparências!
    Obrigada por compartilhar !!!
    Abraços Fraternos!

    ResponderExcluir
  12. http://theuniversalmatrix.com/pt-br/artigos/

    Mencionei seu artigo no meu artigo de hoje por ele ter me inspirado a fazer mais uma importante descoberta sobre nossa existência - mo link acima. Abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em relação a isso "Obs: postei comentario aguardando aprovação no site do Liberte-se"
      Tem total permissão de usar qualquer conteúdo do blog, eu apenas peço os créditos quando for o caso de textos e videos, mas a maioria do conteúdo é de terceiros, nós apenas compilamos.

      Obrigado pela citação :D

      Excluir
  13. quem é o ser na imagem com metade do corpo escuro e a outra metade clara

    ResponderExcluir
  14. Por favor,li em um dos comentários que você ficou até desmotivado(a) mas saiba que és muito importante para muitas pessoas que como eu buscam aprimorar-se na sua jornada...Obrigada por sua luz!

    ResponderExcluir
  15. Sim.. é mt difícil encarar os nossos próprios erros...

    Sobre o blog está de parabens, faz bem pra alma ler esses artigos e coloca-los em prática...obrigado por nos ajudar a sair do sistema.

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde a todos.

    Visitei nos últimos meses o site Gnosis Online, o qual tem imensa informação importante para quem se quer iniciar nesta área.

    Decidi baixar o livro Introdução à Gnose, indicado por um leito em cima.
    Fala-se imenso sobre o Ego, a morte do Ego e a necessidade de acordar todos os dias.
    Também leio nos comentários e através de palavras que outras pessoas já me dirigiram que as respostas, a Verdade estão dentro de nós, que a nossa força reside na nossa mente.

    E quando temos consciência da quantidade de pensamentos negativos sobre nós mesmos o que fazer? Vocês dão muita importância aos pensamentos que surgem nas Vossas mentes?

    Há 10 anos atrás passei por um momento de libertação interior e imensa paz e neste momento, estou numa fase de menos energia, instabilidade mental e nervosismo e sinto imensa falta da paz interior, estabilidade mental que todos ambicionamos obter.

    Ando em psicoterapia e sei que há mudanças que devo implementar na minha Vida, mas gostaria de obter sugestões dos leitores e também do Administrador deste site.

    Na questão alimentar/suplementação, gostaria de partilhar que estou a iniciar cloreto de magnésio em cápsulas + vitamina D.



    Por último, se for possível resumir, partilhem as Vossas principais dicas/conselhos para ir acordando da Matrix em que vivemos.



    Obrigado,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brother, essa zona de comentários é pouco ultilizada pelos leitores. Sugiro dar uma olhada no nosso grupo de discussões no facebook:
      https://www.facebook.com/groups/libertesedosistema

      Excluir
  17. Não consigo abrir o documentário, faria a gentileza de me passar o link? Eu ficaria muito grata. Aguardando atenciosamente seu retorno.

    ResponderExcluir
  18. Casualmente hoje encontrei seu blog na internet....e simplesmente adorei!!!!! Claro que talvez não tenha sido por um acaso....já faz algum tempo que eu me encontro anestesiada, e de uns dias pra ca venho gradativamente procurando voltar a minha busca que tanto me preenchia anos atrás.....
    Por alguma razão deixei minha busca de lado, e hoje quando li seu blog.....ele me despertou....obrigada....
    Seus comentários são inteligentes e bem baseados....adorei....
    Vou ler mais e com certeza ele me ajudou a me reencontrar novamente....

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...