Objetivo

Com o propósito de ir mais a fundo nas questões psicológicas, que ao meu ver é o que realmente faz a diferença, criei este outro blog: Evolução da Consciência
OBS: Não será postado nada novo neste blog, apenas no novo.

sábado, 7 de maio de 2011

10 Estratégias de manipulação através da mídia.


ESTE ARTIGO FOI EDITADO E POSTADO NO NOVO BLOG, SEGUE O LINK ABAIXO:

*** *** *** *** *** *** *** *** ***


O linguista estadunidense Noam Chomsky elaborou uma lista das “10 estratégias de manipulação” através da mídia.

“A população geral não sabe o que está a acontecendo, e eles nem sequer sabem que não sabem”
- Noam Chomsky
Antes de ler o artigo, e independente do fato de você olhar TV ou não, sempre considere que a frase acima acima pode estar falando de você.


1- A ESTRATÉGIA DA DISTRAÇÃO: O elemento primordial do controle social é a estratégia da distração que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e econômicas, mediante a técnica do dilúvio ou inundações de contínuas distrações e de informações insignificantes. A estratégia da distração é igualmente indispensável para impedir ao público de interessar-se pelos conhecimentos essenciais, na área da ciência, da economia, da psicologia, da neurobiologia e da cibernética. “Manter a atenção do público distraída, longe dos verdadeiros problemas sociais, cativada por temas sem importância real. Manter o público ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar; de volta à granja como os outros animais” (citação do texto ‘Armas silenciosas para guerras tranqüilas’). 


11 de Setembro de 2001
2- CRIAR PROBLEMAS, DEPOIS OFERECER SOLUÇÕES: Este método também é chamado “problema-reação-solução”. Cria-se um problema, uma “situação” prevista para causar certa reação no público, a fim de que este seja o mandante das medidas que se deseja fazer aceitar. Por exemplo: deixar que se desenvolva ou se intensifique a violência urbana, ou organizar atentados sangrentos, a fim de que o público seja o mandante de leis de segurança e políticas em prejuízo da liberdade. Ou também: criar uma crise econômica para fazer aceitar como um mal necessário o retrocesso dos direitos sociais e o desmantelamento dos serviços públicos.

 3- A ESTRATÉGIA DA GRADAÇÃO: Para fazer com que se aceite uma medida inaceitável, basta aplicá-la gradativamente, a conta-gotas, por anos consecutivos. É dessa maneira que condições socioeconômicas radicalmente novas (neoliberalismo) foram impostas durante as décadas de 1980 e 1990: Estado mínimo, privatizações, precariedade, flexibilidade, desemprego em massa, salários que já não asseguram ingressos decentes, tantas mudanças que haveriam provocado uma revolução se tivessem sido aplicadas de uma só vez.



4- A ESTRATÉGIA DO DEFERIDO: Outra maneira de se fazer aceitar uma decisão impopular é a de apresentá-la como sendo “dolorosa e necessária”, obtendo a aceitação pública, no momento, para uma aplicação futura. É mais fácil aceitar um sacrifício futuro do que um sacrifício imediato. Primeiro, porque o esforço não é empregado imediatamente. Em seguida, porque o público, a massa, tem sempre a tendência a esperar ingenuamente que “tudo irá melhorar amanhã” e que o sacrifício exigido poderá ser evitado. Isto dá mais tempo ao público para acostumar-se com a idéia de mudança e de aceitá-la com resignação quando chegue o momento. 

 5- DIRIGIR-SE AO PÚBLICO COMO CRIANÇAS DE BAIXA IDADE: A maioria da publicidade dirigida ao grande público utiliza discurso, argumentos, personagens e entonação particularmente infantis, muitas vezes próximos à debilidade, como se o espectador fosse um menino de baixa idade ou um deficiente mental. Quanto mais se intente buscar enganar ao espectador, mais se tende a adotar um tom infantilizante. Por quê? Se você se dirige a uma pessoa como se ela tivesse a idade de 12 anos ou menos, então, em razão da sugestionabilidade, ela tenderá, com certa probabilidade, a uma resposta ou reação também desprovida de um sentido crítico como a de uma pessoa de 12 anos ou menos de idade.



6- UTILIZAR O ASPECTO EMOCIONAL MUITO MAIS DO QUE A REFLEXÃO: Fazer uso do aspecto emocional é uma técnica clássica para causar um curto circuito na análise racional, e por fim ao sentido critico dos indivíduos. Além do mais, a utilização do registro emocional permite abrir a porta de acesso ao inconsciente para implantar ou enxertar idéias, desejos, medos e temores, compulsões, ou induzir comportamentos(ver: Subliminar ou Simbolismo?)

7- MANTER O PÚBLICO NA IGNORÂNCIA E NA MEDIOCRIDADE: Fazer com que o público seja incapaz de compreender as tecnologias e os métodos utilizados para seu controle e sua escravidão. A qualidade da educação dada às classes sociais inferiores deve ser a mais pobre e medíocre possível, de forma que a distância da ignorância que paira entre as classes inferiores às classes sociais superiores seja e permaneça impossíveis para o alcance das classes inferiores. 

8- ESTIMULAR O PÚBLICO A SER COMPLACENTE NA MEDIOCRIDADE: Promover ao público a achar que é moda o fato de ser estúpido, vulgar e inculto.

9- REFORÇAR A REVOLTA PELA AUTOCULPABILIDADE: Fazer o indivíduo acreditar que é somente ele o culpado pela sua própria desgraça, por causa da insuficiência de sua inteligência, de suas capacidades, ou de seus esforços. Assim, ao invés de rebelar-se contra o sistema econômico, o individuo se auto-desvalida e culpa-se, o que gera um estado depressivo do qual um dos seus efeitos é a inibição da sua ação. E, sem ação, não há revolução!

10- CONHECER MELHOR OS INDIVÍDUOS DO QUE ELES MESMOS SE CONHECEM:
  No transcorrer dos últimos 50 anos, os avanços acelerados da ciência têm gerado crescente brecha entre os conhecimentos do público e aquelas possuídas e utilizadas pelas elites dominantes. Graças à biologia, à neurobiologia e à psicologia aplicada, o “sistema” tem desfrutado de um conhecimento avançado do ser humano, tanto de forma física como psicologicamente. O sistema tem conseguido conhecer melhor o indivíduo comum do que ele mesmo conhece a si mesmo. Isto significa que, na maioria dos casos, o sistema exerce um controle maior e um grande poder sobre os indivíduos do que os indivíduos a si mesmos. 


Filmes recomendados relacionados ao assunto:

134 comentários:

  1. Muito interessante este texto, obrigado por partilharem. Esses tais de media são talvez um dos maiores crimes contra a humanidade de toda a história. E as pessoas, por não quererem ter consciência disso, sendo escravas deles sem se importarem, são cúmplices do crime que as destrói.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha mãe acredita em tudo que ve nessa merda de televisão, esses dias mesmo eu estava falando pra ela que eles pagavam todo mes os participantes do BBB pra ficarem lá dentro; Foi lamentavel a resposta dela, dizendo que eles não ganham nada e que so ganha quem ficar por ultimo. :// Mt ignorancia mesmo, passou a vida toda em frente a tv que agora não consegue abrir os olhos! O:

      Excluir
    2. Você já parou para pensar quanta idiotice é escrita no Facebook? Todos os dias usuários postam coisas idiotas, futilidades que não acrescentam em nada na vida das pessoas, eu fico simplesmente revoltado com isso. Sabe, poderia ser utilizado para tanta coisa mais útil, principalmente para estimular o povo a pensar, a não aceitar certas coisas, principalmente no campo político que é aonde ocorre a maior robalheira do nosso país, e são os únicos que não vão preso. É muita ironia. Culpam o povo, culpam a polícia, culpam todo mundo de menos os políticos. Eu não consigo entender isso, porque a população brasileira aceita tão passivamente a corrupção, é de chorar, ver uma mãe revoltada com o sistema público de saúde, onde ela não consegue atendimento para o seu filho, e o jornal fala que não tem médico para atender, ou não tem remédio para fulano ou ciclano. Se falta é porque a corrupção não deixa a verba chegar ao hospital, não chega na segurança e muito menos na EDUCAÇÃO. É realmente é REVOLTANTE.

      Excluir
    3. Muito didático, esclarecedor e de grande veracidade, grande poder de síntese.Tem mais coisas para manipular as massas. Estas dez estratécias são as mais usadas principalmente por políticos no poder.

      Excluir
    4. A grande verdade é que essas estrategias todas ja sao bem conhecidas pelas pessoas que teem o minimo de consciencia.
      Porem grande parte da populacao brasileira e ate de muitos outros paises nao perceberam ainda é que as tais classes dominantes os que realmente mandam na sociedade e no sitema economico, industrial e os detentores das propriedades intelectuais e materias em sua grande maioria nem sao os politicos, pois esses vem e vao porem aqueles que os patrocinaram para entrarno poder continuam os mesmos. E e vejam ai que eu nao estou falando daqueles que os elegeram pois esses sao os cordeirinhos manipulados por enxurradas de publicidade enganosa . como pode uma multinacional fortissima patrocinar ao mesmo tempo dois candidatos a presidencia ? A razao é uma só indenpendentemente de que ganhar as coisas continuarao da mesma forma pois que vai dar as cartas sao dos porta vozes da ellite mundial !!

      Excluir
    5. todas as 10 táticas são essencialmente verídicas

      Excluir
    6. O blog é muito didatico,porém aconselho usarem palavras mais fáceis e acessível a todos.

      Excluir
    7. O que importa mesmo é que, apesar de toda a manipulação, esse sistema ainda nos permite questioná-lo. Além do mais, eu assisto a novela da globo se eu quiser.. Eu voto em quem eu quiser. O sistema, por mais falho e desigual que seja, ainda permite que uma pessoa saia da estaca zero e possa construir um império. Paralelarmente a ele, existe algo muito mais ameaçador à liberdade individual do que o neoliberalismo, do que as privatizações, e esta ameaça, que o founder desse blog sabe muito bem qual é, com certeza não é fruto do sistema, mas que de um lado o parasita ao seu bel-prazer, e do outro usa-o como bode expiatório para enganar e manipular a massa de manobra...

      Excluir
    8. -Só vejo apontamentos mas ninguem supõe uma alternativa, então deixa o pau rolar e vamos tirar proveito tambem.

      Excluir
    9. Isso explica como principalmente partidos políticos extremamente corruptos roubam descaradamente e mesmo assim liderança a intenção de voto.sao amados como se fossem populares por seus seguidores alienados,indepentemente dos crimes que venham a cometer tomara que um dia essa pessoas acordem do seu coma profundo a não sejam mais manipuladas.so uma mente sadia é imune a esse controle


      Excluir
    10. Parabéns a vocês por concientizarem as pessoas do quanto podem estar sendo manipuladas inconscientemente por um sistema capitalista e desumano que atende aos interesses dos senhores do mundo em detrimento dos verdadeiros interesses da população como vida digna e feliz.que deus abençoe a todos nos e nos torne cada dia mais conciente da realidade,o único modo de não sermos mais um fantoche desse sistema

      Excluir
    11. Até mesmo os políticos estão sendo usados, os mesmos pensam que estão em alto patamar. Mas não passam de marionetes, e não digo de banqueiros pois estes também o são.

      Excluir
  2. Otima materia,bem resumida e objetiva!

    Posso Postar isso em meu blog?

    ResponderExcluir
  3. Com certeza, todo material aqui é pra informação publica. Fique a vontade pra retirar qualquer conteudo que achar relevante.
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. INTERESSANTE... o texto cita Chomsky, articulista internacionalista sabidamente esquerdista e na sequencia posta indicações de filmes de autores sabidamente antiesquerda como 1984 e REVOLUÇÃO DOS BICHOS.... ou o blogueiro desconhece essa dicotomia ou não se apercebeu da contrainformação contida no texto do Noam ensinando esquerdismo didaticamente...

      Excluir
    2. Ou você que não percebeu que essa dicotomia entre esquerda e direita é uma ilusão criada pra fazer os tolos continuarem brigando por conceitos obsoletos.
      Você não conhece o lema do nosso grupo: "Ouça a todos, não siga ninguém".
      Estou dividindo perspectivas, e não verdades absolutas.

      Excluir
    3. Grandioso seu comentário! Magnífico! Esta dicotomia é clara para nós que somos da sua turma, Liberdade! A esquerda virou direita e vice-versa!!!

      Excluir
    4. Anonimo..Quando vc dita a saude pública e culpa o governo,está praticamente tbm manipulando a massa..Veja bem!Governo Federal/Estadual...Já li e reli vários artigos sobre o repasse de verbas que não chega até o povo devido o próprio Município "embolsar" essa verba ,e dai,fica com a fama de ladrão o Governo Federal ou o Estadual...Já que intenção aqui é NÃO manipular ninguem,atente-se aos detalhes! Obrigada.

      Excluir
  4. esse blog foi minha salvação.... vocês não tem ideia de como...
    Obrigado!//Pietro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assino embaixo!!! Sites assim são difíceis de encontrar hoje em dia.
      Sabrina

      Excluir
  5. valeu ae pietro, sempre feliz em ajudar :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo site, bom, com relação a sua matéria eu concordo plenamente, existem outros meios de controle que são utilizados não só pela televisão mas também por religiões, guerras sigilosas, e manipulações do governo, EX: contra propaganda. Bom no caso das televisões principalmente os canais aberto que são CONCESSÃO do governo estes possuem várias formas de manipular o povo, mensagens subliminares, contra propaganda, repetição, enganação, e programas que como você postou tornam o espectador praticamente um IMBECIL. Dentre outros programas o que mais me chama a atenção são os jornalísticos, esses sim são um banho de sangue que é jorrado todos os dias no cérebro da pessoa. Faça o teste, fique uma semana sem ligar a televisão, ou se puder não assista aos canais abertos e você sentirá um sentimento de que o mundo não está tão violento assim. Existem pessoas com traumas, enfurnadas dentro de casa, com um medo absurdo de sair e ser assaltado, estuprada, agredido, etc.. Se você só assiste tv aberta e come comida gordurosa todos os dias você pode ter certeza que a cada dia você está tomando um pouco de veneno e sua morte é a pior de todas, é aquela bem lenta. Abra a sua mente enquanto você ainda pode e enquanto a internet ainda não está totalmente censurada, porque existem rumores que já estamos sendo censurados, ex: O buscador do google só irá exibir os sites que ele não julgar ser agressivo ou ameaçador para o governo, o site terá que passar antes por um filtro. No mais é isso. Forte Abraço.

      Excluir
    2. já estamos censurados,outro dia depositei um dinheiro em um cartão pre pgo, acesso card,e os caras após muito tempo não desbloquearam meu dinheiro,indignada fui a pg deles no facebuk,falei um monte,mas juro nada de palavrões,falei que eram desonestos ia processa los ,essas coisas que a gente fala na van tentativa de intimidar,pois bem,na mesma hora o facebuk feichou minha pagina,perdi tdos meus amigos,ai eles alegaram que eu não era eu.,que eu teria que enviar tdos os meus documentos para eles,e que a resposta demoraria 2 meses,fiquei louca,como eu não era eu,ai desisti,fiquei muito triste sem entender nada,depois um amigo mais experiente me disse que isso eles faziam mesmo,pois a publicidade do cartão era paga,e eles excluíam mesmo,fiquei muito chateada afinal não era com eles,eu estava certa,mas quem foi castigada fui eu.

      Excluir
  6. Este site era o que faltava. Muito bom!!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá! meu nome é Aline e sou estudante de Serviço Social, esse site me ajudou a esclarecer várias coisas que ainda não tinha conseguido entender!!! muito bom, agora vou sempre fazer umas pesquisas por aqui!!!

    ResponderExcluir
  8. Fico realmente feliz em ajudar Aline :D
    Pode ficar a vontade pra perguntar qualquer coisa!
    Abração.

    ResponderExcluir
  9. è melhor cala uma nação assim, do que a bala!!

    dessa forma o governo nunca sai do poder (ditadura), e a mídia SUJA sai ganhando, pois sempre tem a força e o dinheiro de um governo por traz dela!!

    mas quem perde é toda uma nação!!

    ResponderExcluir
  10. Ta 10, da hora, so falto o " Medo " e a " Religiao e Creencias "

    Rede Globo unica mensagem que manda é Medo, Esporte, Ego

    http://www.youtube.com/watch?v=xyL6HTfDkic

    http://www.youtube.com/watch?v=zk-QIEUeSj8

    http://ciberpensadores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. O QUE EU GOSTARIA É DE FICAR ENGANJADA NUM MOVIMENTO QUE TENHA A CORAGEM DE AGIR PARA ORIENTAR A POPULAÇÃO MUNDIAL, DO QUANTO SOMOS MANIPULADOS PELA MÍDIA,POLÍTICA E RELIGIÃO, PARA NOS MANTER-MOS CEGOS FRENTE A FUTURO NEGRO QUE NOS ESPERA PELO SISTEMA FINANCEIRO MUNDIAL X TERCEIRA GUERRA MUNDIAL QUE PRETENDE DIZIMAR 80 POR CENTO DA POPULAÇÃO MUNDIAL - PRECISAMAOS ACABAR COM SISTEMA CAPITALISTA MUNDIAL ANTES QUE ELE ACABE COM A HUMANIDADE E O PRÓPRIO PLANETA. COMEÇEMOS POR EXIGIR A PRIVATIZAÇÃO DOS BANCOS CENTRAIS. CADA PAÍS DEVE TER O SEU BANCO CENTRAL DESVINCULADO DO BANCO CENTRAL EGEMÔNICO. O BANCO CENTRAL MUNDIAL DEVE NDESAPARECER LOGO, URGENTEMENTE PARA QUE OS PAÍSES DE DESVENCILIEM DAS DÍVIDAS, POIS NÃO TEMOS DE NOS ASSUMIR DÍVIDAS CRIADAS POR ELES, OS GRANDE E EGEMÔNICOS ILLUMINATIS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria muito disse tambem, abalar a sociedade. Nao aguento mais essa palhacada de midia...

      Excluir
    2. Velho... NÃO ESPERE. "VOCÊ QUERIA"... COMECE VOCÊ CRIANDO MOVIMENTOS BEM ELABORADOS, BEM PENSADOS, E ESCONDIDO PRA NÃO SER PEGO. DAI ESSES COMO VOCÊ VÃO PODER AJUDAR O MOVIMENTO.
      ~É só usar o seu cérebro... Você pode chegar bem longe, aonde nem você imaginava que chegaria.
      Não vou te dar exemplos de como conseguir porque eu ainda não pensei em como fazer. Seja como o CIENTISTA, o primeiro a criar-lo sem ajuda de outros!!

      Excluir
    3. Adorei o blog... uma aula de análise e sociologia crítica voltadas ao bem social... muito foda.. um abraço a todos

      Excluir
    4. Já estava demorando a " foda "... Será isso um bem social ?

      Excluir
  12. Otimo, muitas pessoas deveriam ler isso. Por exemplo, pessoas que acreditam quando a midia diz que Michael Jackson mudou de cor por ser racista, molestava criancas...bla bla bla..como fa de Michael Jackson me sinto 100% libertada deste monstro chamado ''midia'' que so tem como interesse controlar as mentes alheias...

    ResponderExcluir
  13. nossa ficou muito bom.eu sou da classe C por isso sempre cresce ouvindo que se eu não estudar não sou alguém. e isso é estupido!eu já sou alguém! fui criada para seguir o rebanho mais não aceito isso. sua mensagem é otima e realista amei muiiiito parabéns vou endicar a meus amigos eles precisam!!! bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônima realmente, estudar é preciso não para você ser rica mas sim para você não ser manipulada pelo sistema. Eu não tenho curso superior e te digo que ganho mais do que muita gente que eu conheço que é formada, já que hoje em dia a formação em nível superior nos dias atuais está muito comum devido aos incentivos do governo, porém se destacar no mercado está muito difícil, não estou dizendo que não é importante, quanto mais você estudar é melhor, claro. Mas que existe sim meios alternativos, principalmente concursos públicos, abrir uma pequena empresa, firma, ou até mesmo conheço gente que ganha na faixa de R$ 5mil fazendo transporte de universitários, enfim existe sim outras formas de se ganhar dinheiro e ser alguém na vida.

      Excluir
  14. Se um dia fizerem um movimento de "libertem nossas mentes" me chamem sou mais um desse exercito que se forma...muitas pessos tem essa revolta contra o sistema e alienaçao de midia.....mas nao enxergam e as vezes não sabem expressar sua revolta!

    valew otima iniciativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. COMO EU DISSE A OUTROS... NÃO ESPERE ESSE MOVIMENTO SURGIR, SE SUPERE, E ELABORE-O. VOCÊ NÃO TEM IDEIA DE ONDE VOCÊ PODE CHEGAR USANDO SEU CÉREBRO, NÃO SE SINTA ABAIXO DE OUTROS -> ACHANDO QUE VOCÊ NÃO PODE COMEÇAR ESSE MOVIMENTO.
      ~Elabore, Pense, ouse, use o seu cérebro pra pensar como poderia fazer pra criar esse movimento. Não espere! Se todos que o querem esperar o mundo nunca vai mudar.

      Excluir
  15. acho que você deveria ter colocados alguns fatos já ocorridos como exemplo.

    ResponderExcluir
  16. O item 9 me lembrou as matérias de jornais que mostram pessoas que estudavam no meio do mato e passaram em 100 universidades federais, e é verdade, o próprio aluno acaba se culpando, sendo que na verdade, deveríamos é lutar por um ensino melhor e não se basear em uma pessoa em 500...

    ResponderExcluir
  17. OLá, gostei muito do seu blog, bastante importante pra essa sociedade doente em que vivemos. Tenho a filosofia Panteísta, e trabalho com músicas e poesias naturalistas. Espero que possas dar uma olhada no meu blog também, somos parte da mesma busca do despertar. Abraço.

    ResponderExcluir
  18. Muito interessante o Blog..aborda assuntos relacionados, realmente, com a vida diária do ser humano.

    ResponderExcluir
  19. Foi ótimo encontrar este blog. mas é impressionante como a população no geral não consegue ver um palmo alem do nariz. Estão nos mandando
    cavar as nossas covas cada vez mais cedo, escondem o nosso futuro, e colocam no lugar um posso sem fundo, e todos assim trocando a sua verdadeira liberdade por um pouco de migalha, Viveremos na mediocridade ate quando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse sistema existira até o dia em que as pessoas decidirem se conectarem consigo mesmas, e amarem a todas pessoas, sentirem a dor do proximo. Enquanto isso não acontecer, qualquer mudança sera insignificante.

      Excluir
  20. Foi ótimo encontrar este blog.

    ResponderExcluir
  21. Nunca fui muito de deixar comentários, mas eu gostaria de deixar aki que não apenas gostei do blog, como admiro tal trabalho. Cada vez que eu mesmo dava um passo mais a frente em tentar entender esse mundo em que não se conhece o indivíduo que criou o prédio da esquina (e como chegou a isso de fato) me sentia mais isolado em minha consciência, continuem com o trabalho, pois ele não só informa como tbm deixa claro que não estamos sosinhos. Aliás, esse eh um dos motivos pelo qual decidi deixar esse comentário, para deixar claro que temos mais um. Muita boa sorte em seus objetivos, daonde vejo eles me parecem excelentes!!! E pode ter certeza de que irá alcançá-los ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! É muito importante saber que o nosso trabalho está tendo sucesso! :D

      Excluir
  22. Percebi isso faz uns anos. Não assisto mais tv, nem faz falta :)

    ResponderExcluir
  23. Muito bom, muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  24. oi, como estudante de Comunicação eu venho através deste comentário discordar de sua opinião. Muitos autores conceituados no ramo comunicacional traz à tona a verdade sobre a "manipulação" de massas. A comunicação de massa, que já não é praticada, é algo que taxava o povo como sendo ignorante. E o que se vê hoje é que isso não condiz com a realidade. A mídia não é capaz de subverter idéias e transformar um não em um sim. Na ciência política vê-se que, mesmo nos casos em que a TV foi chamada culpada por eleição de tal candidato ao invés do outro, há um razão por trás de todos os fatos. O povo não é burro. Além disso você prega que a mídia é uma organização que realiza suas ações de forma coerente, intencional e maliciosa. A mídia é utilizada para representar o que o povo se interessa. Mesmo que tentássemos modificar os conteúdos midiáticos oferecidos atualmente o 'povo' não aceitaria. O nível de evolução intelectual de cada indivíduo não depende somente da mídia. É preciso que o indivíduo se sinta a vontade com aquilo. À respeito das técnicas utilizadas nas propagandas você se engana bastante. Hoje, cada propaganda tem o seu público alvo. Não podemos generalizar. Não existe uma massa de indivíduos que pensa da mesma forma. Existem grupos que coexistem formando uma pluralidade de opiniões, gostos, crenças e ideologias. Se você encontra propagandas com infantilização do público é porque o público responde melhor àquilo. Da mesma forma, não se infantiliza um comprador de automóveis. O apelo emotivo é uma saída para atingir públicos que se sensibilizem. De uma forma ou de outra, a propaganda não consegue modificar a cabeça do espectador, simplesmente porque ele a assistiu. Isso é algo que só quem estuda, sabe. Existe muito ainda sobre este assunto, estude alguns autores como Lasswell, Lasarsfeld, Mauro Wolf, Felipe Pena, Vitor Marciel... entre muuuuitos outros que discutem esse fato. Abraços, e não pense que isso é para afetar seu modelo de pensamento. Isso é só minha opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuidado com as suas afirmações, muito do que você diz está incorreto, a primeira é que nós não pregamos nada, segundo que nunca dissemos que a mídia em si é a manipuladora, mas sim um instrumento de manipulação, tem uma enorme diferença.
      Muito do que você diz ai, nós tambem não falamos sobre esses assuntos nesse blog, então cuidado com as generalizações.
      O fato de alguns discutirem o fato não torna a população consciênte, a culpa é do povo por ser assim, mas não significa que a mídia não colabore. Pare e pense em quem financia as mídias em geral? Porque os jornais não falam do que realmente importa? Porque certas coisas não são divulgadas com mais enfase? Ou colocadas de tal ou tal maneira, tornando a matéria tendenciosa? Prova obvia disso são as eleições nos estados unidos, Ron Paul foi bombardeado, ridicularizado em pela época de eleições.
      Mas como você mesmo disse, essa é a sua opinião.
      Apenas acho que você não está por dentro, está indo na onda dos seus professores e/ou colegas provavelmente, o que é comum, temos a tendencia de seguir o bando, correto?
      Posso estar enganado, mas do modo que você se expressou ficou óbvio que não ve como e quem influencia o dinheiro, as corporações controlam o fluxo de dinheiro, você realmente acha que eles não se organizariam para manter o poder?
      O que um homem com poder quer? Mais poder...
      MAS, é sua escolha no que deseja acreditar, o que for mais conveniente (:
      Nasmatê!

      Excluir
    2. Eu não afirmei que vocês pregam algo... só disse que, pelas suas informações dá para se entender o que eu disse... Da mesma forma que eu sou influenciado pelos meus professores e autores renomados, vocês também teve alguém ou algo como inspiração. De qualquer forma, você atribui à mídia ao que, em si, ela não consegue suportar. O poder manipulador. Não é tudo que aparece na mídia que atinge o público. Mesmo que ela seja manipulada pelas corporações, a mídia só consegue agir se o que ela mostra é o mesmo que o público deseja receber. A população é sim consciente. É errado pensar que não. Porém, apenas uma parcela dessa população consegue transferir do subconsciente ao consciente. Essa é uma linha de pensamento. Abrir os olhos pra algo que pode não estar ali é como enxergar uma ilusão de ótica. Você acredita que aquilo existe mas é tudo parte de uma imagem criada pelo seu cérebro para interpretar aquilo. Além do mais, é dentro dos veículos de informação que entendemos o quão difícil é convencer alguém à aderir a tal ponto de vista ou a comprar tal produto. Mesmo que você não tenha abordado exatamente os temas que apresentei, as entrelinhas de seu texto apontam para isso. Entenda os processos da comunicação para entender o seu produto final. Mesmo que as grandes corporações tenham a influência para modificar algo na mídia, ainda sim existem veículos que presam o direito de livre expressão. É muito cômodo colocar a mídia como o grande culpado da burrice do povo, que ela força o povo a viver numa sombra de ignorância. Isso sim é conveniente. Escolher pensar que tudo no mundo é parte de conspirações e que nada que façamos pode mudar isso. Não sou eu quem diz que a mídia é impotente. São vários e vários autores. A manipulação das massas é algo criado na mente dos antigos comunicadores mas que já foi desmistificado à muito tempo. O consciente coletivo age, selecionando o que é bom ou ruim.

      Excluir
    3. Amigo, você entende o que VOCÊ QUER. Entre linhas? Sem ofenças, mas acho que você precisa aprender a interpretar melhor as coisas.
      Como eu disse no outro comentario, a responsabilidade disso é do povo, NÃO estamos colocando a mídia como a criadora do sofrimento, mas não desfaz o fato da mídia colaborar para tal ou tal tipo de comportamento. Em momento algum foi dito que o william boner quer manipular a população, ou fatima bernardes etc. A questão é que existe um CONDICIONAMENTO! Essse é o ponto. E isso é óbvio amigo, se você não enxerga é porque você está condicionado, condicionado a aceitar o que os outros dizem e NÃO PESQUISAR. Ler livro do fulano não é pesquisar, vai me desculpar, é pegar informação mastigada. Pesquisar é considerar todas possibilidades, olhar por todos horizontes e chegar na conclusão mais coesa.
      Você provavelmente está achando que esse blog é como de outros "fanaticos por illuminatis", isso não poderia estar mais longe de ser verdade, por favor, não invente "entre linhas".
      Você está se baseando muito no ponto de vista dos outros, cuidado com isso. Ou não, você faz o que quiser, apenas não está sendo coerente, pois esta inventando motivos pra não olhar por outro ponto de vista que pode não ser agradavel pro seu intelecto.
      Você estuda comunicações, e eu estudo psicologia, acredito que tenho um pouco mais de conhecimento sobre como o subconsciente funciona, e posso afirmar com certeza que as população é ignorantizada.
      "Não sou eu quem diz. São vários e vários autores." :P
      Não é nenhum pouco dificil perceber que existe uma manipulação organizada em varios setores da sociedade, se fosse evidente não funcionaria.
      Desmistificado só pelo intelecto sem conhecimento sobre o desejo do homem em controlar, pra mim está claro que você está em negação, pois não fez um argumento coerente com a sua critica em relação ao nosso texto e assuntos abordados, pelo que eu entendi, você nem olhou o resto do blog, parece que está OU tentando me convencer, OU tentando se convencer de algo, o que faz mais sentido.
      "O consciente coletivo age, selecionando o que é bom ou ruim."
      O que isso significa pra você? Você sequer sabe o que é o INconsciente coletivo? Você não quis dizer "consciência coletiva"? Se for, essa consicência é baseada no SENSO COMUM, o que é facilmente moldado quando as unicas fontes de informação que temos e confiavos(a maioria) é a TV, radios e etc, que só tratam sobre assuntos superficiais, SIM, o publico busca isso, mas porque ele foi acostumado a buscar isso.
      Antes de achar que você conhece como as pessoas funcionam, que tal conhecer um pouco sobre si mesmo?

      Excluir
    4. É natural que, como estudante de Comunicação, o garoto aí discorde da opinião do blog. No entanto, mesmo sem ser estudante de Psicologia ou Comunicação (estudo Pedagogia, concluo nesse ano minha graduação) é possível afirmar que há uma contradição nos argumentos do Sr. Victor quanto ao contexto adotado como base para o material do blog; só para reafirmar o que a Liberdade disse, quando a pessoa adota um padrão de pensamento coletivo, massificado, isso significa que automaticamente passará a fazer parte do fluxo de ideias que se originam de algum elemento da sociedade - no caso, da mídia.
      Por que o governo investe tão alto em estádios ou em obras de infraestrutura em áreas abastadas das cidades (possivelmente onde serão construídos shopping centers ou coisa do gênero), enquanto os investimentos em saúde e educação são insuficientes e existe tanta miséria, e ninguém liga para isso, ninguém se revolta? Quem estiver lendo esse comentário e já tiver ouvido falar na política do pão e circo vai compreender bem o que digo.
      A mídia pode não ser a culpada por todos os problemas que existem, mas, como esta possui um poder capaz de mover as pessoas conforme a vontade de um indivíduo ou grupo, é bastante ingênuo acreditar que não esteja sendo usada como instrumento de alienação. No entanto, como é de conhecimento de todos (ou deveria ser), cada um pensa como quer - ou talvez como lhe é permitido pensar.
      Posso estar errado ou ser chamado de louco, mas creio que já tenha passado da hora das "cabeças pensantes" desse país levantarem os punhos contra o controle, em prol da justiça e da equidade.

      Excluir
    5. Cabeças pensantes - por que transferir para os outros uma tarefa que é nossa? As tais cabeças pensantes estão na mídia cumprindo um papel, por que elas pensariam para nós? Essa tal manipulação é massissa por parte do chamado mercado?

      Excluir
    6. A população não é consciente, no geral não. Pouquíssimas pessoas são, outras estão entre a ignorância e o conhecimento que colocado em prática leva a verdade e o resto vivem sem saber de nada, vivem só para trabalhar e comer, nem se questionam.
      Por que damos poder ao governo onde uma pessoa (presidente) governa, em vez de criar um governo que a sociedade governe? Simples, somos tão sem inconscientes que necessitamos de alguém para nos dizer o que é certo e o que é errado,mas, o que é certo e o que é errado? (leis são criadas com esse intuito, mas jamais adiantou)
      Pagar mais de um milhão para um jogador de futebol é certo, enquanto um professor de escola pública nem chega a ganhar três mil reais, caso ganhe é visto como errado. Mas por quê é certo um e o outro é errado? Há além de inversão de valores uma falsa ilusão alimentada pela mente das pessoas, o governo é criação social, se existe corrupção, se existe fome, miséria no mundo NÓS criamos isso, simplesmente por fazer coisas erradas ou por deixar de fazer algo. O governo impõe o medo através da força bruta ( exército, policia, etc) O poder econômico (mídia, etc) e as religiões principalmente o cristianismo ( Deus raivoso, a existência do pecado, o demonio existe, etc,) eles impõe o medo nas pessoas, depois criam soluções, mas que não passam de uma ilusão.

      Quem é você? De onde veio?
      Enfim...
      Acredito que a solução para estes problemas esta em nossas mão, de todos nós, mas ninguém realmente percebe isso, ninguém se importa por que suas mentes foram manipuladas. Tente dizer que ama o dinheiro 10x; nossa você diz concerteza!
      Tente dizer que se ama e se aceita, nossa é dificil isso acontecer, sabe por que? por que voce foi ensinado ( manipulado) a viver sem se questionar, a acreditar na ilusão de poder externo, de fama, de riqueza, mas é ensinado erroneamente e manipulado, enquanto seu potencial interior é adormecido. Mas se nossa sociedade global quissesem hoje teriam posto um fim a tudo, não querem; são alienados, equanto o poder é para poucos e não para TODOS.

      Excluir
  25. Olá!
    Conheci esse blog através de meu filho e estou adorando o conteúdo! Não suporto mais assistir tv! Estava à procura de algo que valesse à pena dar atenção... que me falasse algo mais sobre manipulação de massa... que me indicasse livros de qualidade... isso tudo estou encontrando aqui! Parabéns!

    ResponderExcluir
  26. Como as coisas mudariam se as pessoas se esforçassem um pouquinho pra largar dessas futilidades que as deixam alienadas não é mesmo?
    A mídia encobre tudo e no fim todos ficamos acéfalos do que realmente acontece.
    Prova disso é que enquanto estava tendo aquele caos sobre as universidades federais as pessoas estavam mais preocupadas com a novela e com a copa. E nos telejornais nem sombra de notícias sobre isso... Se as pessoas procurassem se informar poderia ser um pouco diferente não é? Tentassem mudar alguma coisa. E depois ficam chorando sobre a situação que esta quando não fazem nada pra alterar isso.
    E é assim que o mundo caminha...

    ResponderExcluir
  27. Ótimo muuuuitissimo bom blog, Tenho 15 anos e já me fez abrir bem os olhos para esse mundo! Muito obrigado, espero encontrar mais informacoes quero saber o que passa na politica do Brasil, me disseram que o Brasil é Rico mas mal administrado. Quero saber por que.
    :D

    ResponderExcluir
  28. COMO DISSE MEU PROFESSOR DE HISTÓRIA... "A PIOR PRISÃO É A MENTAL E NÃO FÍSICA" ex: (prisão física) CADEIA... (prisão mental) RELIGIÃO, MANIPULAÇÃO ATRAVÉS DA MÍDIA, e muitas outras.
    ~É triste, mas a mídia tmb consegue manipular através do AMOR, busca por namoro, e casamento -> criando o caminho para os tolos como se fosse algo bom. Manipulando através da cultura. É dizer, não podemos nem ficarmos focados em namorar que tiraremos o foco da sociedade abrindo espaço para a manipulação. :(

    ResponderExcluir
  29. Faltam dados. O texto é cheio de generalizações, apoiadas em crenças do autor:

    PONTO 1: "É dessa maneira que condições socioeconômicas radicalmente novas (neoliberalismo) foram impostas durante as décadas de 1980 e 1990: Estado mínimo, privatizações, precariedade, flexibilidade, desemprego em massa, salários que já não asseguram ingressos decentes, tantas mudanças que haveriam provocado uma revolução se tivessem sido aplicadas de uma só vez"

    RESPOSTA: afirmação baseada em nada. Para aferi-la, deveríamos ver números de países com estados mínimos, estados equilibrados e estados robustos. Aí, comparando o acesso a melhores condições de vida, poderemos entender o quanto o tamanho do estado influencia o bem estar. Qualquer outra coisa é suposição. Em segundo lugar, dizer que as mudanças, juntas, precipitariam uma revolução é uma afirmação ao menos aberta a debate, levando em conta, por exemplo, que as crises europeias levaram a protestos, mas a nada perto de uma revolução.

    PONTO 2: "o público, a massa, tem sempre a tendência a esperar ingenuamente que 'tudo irá melhorar amanhã'"

    RESPOSTA: além da própria afirmação sugerir que as pessoas são estúpidas, ela é baseada apenas na opinião do autor. De onde se tira que 'a massa tende a esperar ingenuamente que tudo irá melhorar'? Se está baseado em pesquisas sociológicas - é possível que sim - elas deveriam ser citadas brevemente. Não custa muito (umas três horas na biblioteca) e aproxima o texto de algo que se possa levar a sério.

    PONTO 3: "Se você se dirige a uma pessoa como se ela tivesse a idade de 12 anos ou menos, então, em razão da sugestionabilidade, ela tenderá, com certa probabilidade, a uma resposta ou reação também desprovida de um sentido crítico como a de uma pessoa de 12 anos ou menos de idade"

    RESPOSTA: 'certa probabilidade' é uma imprecisão fantasiada de dado estatístico. Por definição, ela pode representar qualquer coisa entre 1% e 99%.

    PONTO 4: "No transcorrer dos últimos 50 anos, os avanços acelerados da ciência têm gerado crescente brecha entre os conhecimentos do público e aquelas possuídas e utilizadas pelas elites dominantes. Graças à biologia, à neurobiologia e à psicologia aplicada, o 'sistema' tem desfrutado de um conhecimento avançado do ser humano, tanto de forma física como psicologicamente. O sistema tem conseguido conhecer melhor o indivíduo comum do que ele mesmo conhece a si mesmo. Isto significa que, na maioria dos casos, o sistema exerce um controle maior e um grande poder sobre os indivíduos do que os indivíduos a si mesmos."

    RESPOSTA: a parte final um ilogismo constrangedor. É óbvio que a ciência sempre vai conhecer mais o indivíduo do que ele próprio. E não estamos falando apenas dos últimos 50 anos. Estamos falando desde Freud, desde antes, com a psiquiatria do século XIX. Estamos, na verdade, falando de milênios, desde os pré-socráticos. Desde então, o conhecimento científico sobre o homem foi maior do que o conhecimento de o homem sobre ele mesmo.
    Supor que o avanço da ciência é uma estratégia deliberada para dominar o indivíduo é questionável sob vários aspectos. Em primeiro lugar, seria impossível a qualquer pessoa, cientista ou não, dominar toda a biologia, psicologia, neurologia, genética etc. O conhecimento paira sobre todos, ramificado pelo tecido social. Em segundo lugar, salvo se por inépcia, o texto parece sugerir que o desenvolvimento científico é questionável e até anti-ético. Em terceiro lugar, sobretudo no Brasil, o conhecimento científico é propriedade da elite intelectual, lotada nas Universidade Públicas, e não da elite econômica.

    CONCLUSÃO

    Como algumas coisas no texto eu concordo. De outras, discordo. A questão não é essa. Mesmo o que há de defensável está colocado sobre argumentos puramente ideológicos. Nenhuma pessoa com um senso crítico não comprometido com ideologias, como deve ser um homem livre, pode levar a sério esse texto, da forma como foi escrito.

    Por inépcia, o autor depõe contra suas próprias ideias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por inépcia, você deve fazer parte do sistema.
      Primeiro, porque quer que tudo tenha base em dados, e não em fatos. Estatística é coisa de Jornal, que você deve conhecer bem... e no mais meu amigo, por causa de pessoas como você, que quer criar polêmica com tudo, que o mundo está virado!! - Ah... de onde tirei base que o mundo está virado???? vai me perguntar? - Eu já respondo: dos meus olhos e meus ouvidos, rapaz!!! Basta ter inteligência e saber OUVIR mais e falar menos.

      Excluir
  30. E o que fazer então, parar completamente de assistir televisão ? o que fazer para se divertir, para se distrair então

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você só consegue se divertir vendo TV? Que limitado. Vá viver a vida! Vá pesquisar, conhecer coisas novas.
      E se aceita uma dica, pare de buscar distrações, todos os momentos da sua vida são valido, VOCÊ que desvalida eles, e quando faz isso, você se torna invalido nos olhos do Criador, pois é o mesmo que dizer que o Criador(que é você em outro nivel) cometeu um erro.

      Excluir
  31. Muito bom o blog, nós brasileiros semi analfabetos, precisamos disso.negar que existe um grande movimento de "bobalização", é já estar bobalizado. (bobo globalizado). era assinante do jornal folha de são paulo, revista veja, e não perdia o jornal nacional.grande bobão. deixei de tudo, inclusive o futebol na televisão e a televisão também. livros noticias google .bons blogs, chácara, deixei de valorizar tanto o dinheiro, estou evoluindo , felizmente.grato, e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  32. Aqui encontrei muito material de se dar valor parabéns ao blog e a as pessoas que deixaram seus comentarios.
    So deixo algumas palavras afirmando que nos podemos mudar isso.E o nosso ponto forte são as crianças. Podemos salva-as da alienação, reformando as suas mentes a respeito de como a mídia é falsa podre e injusta com a humanidade.Nós podemos mudar nas crianças o que os nossos pais não poderam mudar em nos.Poderemos mudar os nossos filhos netos, bisnetos e assim por diante.O mundo tem um belo futuro,e pensar positivo ja um bom começo para acabar com toda a energia negativa que a mídia espalha sobre o planeta Terra. Meu endereço de email é: mds.santos.imortal@gmail.com .Qualquer informação que nos ajude a nos libertar do sistema ipocrita será bem vindo no meu email, receberei essas informações e as propagarei pela net com muito prazer. Ate breve

    ResponderExcluir
  33. venho agradecer ao blog Liberte-se do sistema por existir, este texto esta muito bom simples claro e objetivo, acompanho vcs no facebook faz tempo sempre vendo tudo de uma forma de profunda dentro do ser humano, que vcs possam continuar com esse trabalho, abraços

    ResponderExcluir
  34. Parabéns pelo trabalho de vocês! quero dizer que tenho aprendido cada vez mais com o blog, acredito que a solução está dentro de nós, há um momento para despertar e esse momento é agora, quando vivemos um dia apos o outro estamos abandonando o nosso verdadeiro Ser, estamos deixando pra trás nós mesmos, é bom saber que existem pessoas, assim como eu, vocês e os leitores do blog que acreditam num mundo melhor, estou muito feliz por ter aprendido tanto com tudo que tenho lido por aqui, um abraço com carinho!

    ResponderExcluir
  35. Matéria muito bem elaborada, gostei muito. acompanho o blog sempre que posso, me identifico bastante. enquanto houver esse sistema corrupto e sujo no qual vivemos, sempre haverá uma resistência.

    ResponderExcluir
  36. Desculpem,eu sei que o post é antigo,mas eu achei um vídeo que eu gostei muito do Clarín,e quis compartilhar com vcs,se algum administrador do blog quiser divulgar..

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=aS7LmKld_mE

    ResponderExcluir
  37. Parabéns pelo artigo,mto bom!!!Quero deixar minha manifestação de surpresa qto aos comentários que li.
    Com todo o respeito às opiniões,deixadas,achei incrível ler tantas críticas, estando nós, num blog q fala de efeito sombra,ocultismo,etc.Parece-me q se leram,não apreenderam ou não entederam nada!!!.O que está fora é reflexo de nós mesmos.Quantos aqui compram CDs piratas,furam filas,dão uma de Gerson vez por outra,pagam PMs,para não serem multados,e aí vai...??? São atos corruptos tbm!!!!Falar,malhar a mídia,governo...Se tudo é criação nossa????
    "Lembre-se de que você é o único pensador no seu universo, e, como o seu pensamento é criador, o que pensa sobre outrem você o está criando dentro de você mesmo"(JMurphy).Parem de olhar para "fora" como se não tivessem entendido,nada,que está postado aqui,olhem para "dentro".
    Pronto,falei!!!Solange

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Solange, obrigado pelas palavras. Como disse Carl Jung:
      "O melhor trabalho social, politico, e espiritual, é parar de projetar as nossas sombras nos outros."

      Excluir
  38. A sociedade esta doente psicologicamente,mas nao consegue assumir que esta,elas dao tanta atencao para fatos da midia que perdem 4 a 5 horas do dia concentrada nisso e acaba ficando no automatico sem perceber,os proprios pastores evangelicos estao detonando o psicologico das pessoas,estao como zumbis essa e a verdade,acabou as emocoes em muitos

    ResponderExcluir
  39. 1º muito obrigado pelo conhecimento disponibilizado aqui.

    Eu vi aquela foto do Michael Jackson e lembrei de uma coisa: já vi vídeo dele falando que existiu uma conspiração contra ele, já vi falando disso em outros lugares. Quem eram e porque contra ele? Alguém aqui sabe?

    ResponderExcluir
  40. Rafael Gustavo Vieira Da Silva6 de outubro de 2013 às 20:28

    Esse site têm sempre uma boa qualidade de artigos. Parabéns

    ResponderExcluir
  41. Site maravilhoso, todos deveriam ver isso.

    ResponderExcluir
  42. Fiquei muito.feliz por obter tantas informaçoes, poder entender o que se passa nesse pais, e acho uma grande estupidez o que fazem..
    acredito que possamos mudar isso, de forma que todos se conectem um com o outro, podendo abrir os olhos de outras pessoas para que nos tornamos cada vez mais fortes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em ajudar brother, mas acho que mais importante que tentar abrir os olhos das pessoas, é abrir os seus próprios olhos para entender, REALMENTE ENTENDER, o que está acontecendo.

      Excluir
  43. Parabéns pelo blog! Continue firme e forte! Gostaria de ter sua amizade, para troca de ideias.
    ronybom@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato amigo! Em relação a manter contato, eu tenho uma vida corrida, raramente uso e-mail, o melhor jeito pra contato é esse perfil no facebook: https://www.facebook.com/Liberdadedosistema

      Mas já aviso que entro pouco e quando entro faço mil coisas ao mesmo tempo.

      Excluir
  44. MAR IO NET TE Seguramente a Animacao mais SUFI-CIENTE que JAH VI&VI nos ultimos tempos

    ResponderExcluir
  45. Queria dizer que sua página e seu blog me ajudam a abrir os olhos, me faz sentir indignada, assustada, e intensamente preocupada com o que acontece com nosso mundo. Creio que minha pergunta seja extremamente difícil de ser respondida, mas, se você pudesse ao menos dar sua opinião, ou alguma sugestão de atos mesmo que aparentemente pequenos e simples... Minha pergunta é: como mudar essa realidade? Como melhorar nosso mundo em relação a tudo isso que nos é exposto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo que você puder, com seja la o que você tiver. Eu não sei o que VOCÊ pode fazer, eu busco ver o que eu posso fazer com o que eu tenho e com base nas minhas habilidades e especialidades. Sugiro que busque fazer o mesmo.

      Excluir
  46. muito verdadeiro esse texto......as vezes queria que o filme matrix fosse realidade ......para acabar com a alienação de uma vez por todas....

    ResponderExcluir
  47. SEM MUITAS PALAVRAS: REALMENTE ESTAMOS NA A SOCIEDADE DO ESPETÁCULO!

    ResponderExcluir
  48. Pergunta que não quer calar: Como cada um de nós pode contribuir para retirar a nossa sociedade dessa masmorra em que nos encontramos, os desafio como podemos observar não são enormes, são estratosféricos, eu como muitos de vc´s somos simples cidadãos comuns na luta titânica pela sobrevivência nossa e de nosso filhos.....então como podemos contribuir........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com cada ação que você puder fazer pelo próximo. Cada mensagem que puder transmitir para o próximo. Mas principalmente, na SUA mudança interna, na SUA busca com um entendimento do que está acontecendo, não só na sociedade, mas em sua mente.

      Muitas pessoas estão trabalhando nisso, muito mais do que podemos imaginar, a questão é que estamos separados, mas estamos começando a nos unir novamente.

      Por isso repito, toda ação importa, nenhum ato é insignificante, seja ele produtivo ou destrutivo.

      Excluir
  49. subitamente,a pura realidade

    ResponderExcluir
  50. Parabéns pelo site. Tudo tem muita semelhança com o pensamento complexo.
    Precisamos nos libertar do sistema que nos aprisiona!!!!

    ResponderExcluir
  51. A ESTRATÉGIA DA DISTRAÇÃO.

    O que é a COPA DO MUNDO NO BRASIL? Não é uma estratégia da distração? Em Arenas Maravilhosas para dar Pão e Circo para o Povo?! Esqueçamos dos hospitais, segurança Pública e Corrupção.
    Encontramos mais viva do que nunca as palavras do Imperador Romano Vespasiano que na construção do Grande Coliseu disse: “DAI PÃO E CIRCO PARA O POVO”. Esse grande circo acontece todos os dias diante de nossos olhos, especialmente sob a influência da televisão, que dá ao povo essa fartura de “pão” e de “circo”. Quando pensamos que a fartura acaba, surgem mais opções.
    Brasileiros morrem nas filas e nos corredores desses hospitais; já outros filhos da Pátria morrem pelas mãos de bandidos inescrupulosos que se sentem impunes diante de um Estado inoperante, ineficiente e absolutamente corrompido. Saúde não existe, educação não há, segurança, muito menos.

    ResponderExcluir
  52. Muitas coisas interessantes e uteis, tirando a conspiracao do 9/11 e a demonizacao do (neo) liberalismo (apelidado de capitalismo pelos comunistas).

    ResponderExcluir
  53. Obrigado ^^
    Acho q sempre fui antenada nessas coisas, n relevo nada material ou com relaçoes de midia. Fiz essa pesquisa para um trabalho de história, que alias adorei o objetivo, msmo q a maioria das pessoas, ou praticamente poucas estejam prestando atenção nesses fatos, espero q esse pouco, assim como vc, trouxe p nós um pouco do seu conhecimento. E q desse sit ao mundo nasça revolucionistas. Pq cai por nós a sociedade sofre de burrice sentimentalista! (obs: vamos ler mais livros pessoal ~~ ) vlw,abrç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em ajudar e saber que tem gente que se interessa :D

      Excluir
  54. Este blog é muito bom, porém já que a intenção seria de abrir os olhos da população não seria mais eficaz usar palavras mais "comum" de fácil entendimento? Na minha opinião a maioria das pessoas que entendem a mensagem que o blog quer transmitir são pessoas com um grau de entendimento um pouco superior. Aqueles que realmente estão buscando se desprender das armadilhas do sistemas terão dificuldades de entender já que as pessoas não estão acostumadas com assuntos que envolve palavras de difícil entendimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo sua perspectiva, e no começo do blog eu fazia postagens para um publico mais abrangente, mas com o tempo eu fui vendo que não faz diferença. Quem quer saber sempre vai atrás, me pergunta, pesquisa, etc. Quem não quer saber, pode ser formado e ter doutorado que vai ler e desconsiderar por suas limitações intelectuais próprias.
      O entendimento se trabalha, ainda mais, se a pessoa está buscando evoluir.
      Agora, se a pessoa não está buscando, o que EU posso fazer por ela? Nada...
      E por ISSO, eu estou postando agora no blog Evolução da Consciência, e não mais no liberte-se, pois o publico do liberte-se do acabou se tornando MUITO abrangente, tem MUITAS pessoas que não querem aprender, algumas só querem respostas prontas, e essa não é minha função.

      Excluir
  55. Só sabem reclamar do sistema,mas não vivem sem ele! Vão morar no meio do mato então, sem energia, água tratatd, internet e celular. Duvido que teriam coragem de abri mão de seus smartphones, pois aposto que são tão alienados que passam horas no facebook postando coisas de suas vidas fúteis.
    Querem realmente mudar ? Começem a ser verdadeiros, chegar aqui e falar e falar não diz nada, quero ver é ter uma atitude.

    Ass: Fabricio da Cruz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado amigo desinformado, próxima vez que você for julgar alguém, tenha certeza de avaliar se o que você está supondo é correto, pois se não, você apenas estará passando vergonha e demonstrando como é ignorante, preconceituoso e generalista.
      O que você tristemente falhou em perceber, é que esse blog aborda questões psicológicas acima de qualquer outra coisa.
      Antes de julgar um livro pela capa, ou um blog pelo nome, tenha certeza de que sua opinião se aplica.

      Ass: A pessoa que está cansada de gente idiota falando merda sobre algo que elas não sabem nada sobre.

      Excluir
  56. É lamentável mesmo, como se encontra a situação da sociedade atual. A mídia controla tudo, controla as pessoas como se fossem Zumbis. A s pessoas estão cada vez mais hipnotizadas e entregues á marcas e produtos, não enxergando nada de valor dentro delas mesmas. Eu estou indignada faz algum tempo que trabalho com educação e cada ano que passa vejo a coisa regredir cada vez mais. Não sei até que ponto vamos progredir enquanto nação, porque essa geração só quer saber de internet e marcas. Eu já cansei, acho que está na hora de todos pararem e refletir sobre coo andam as coisas

    ResponderExcluir
  57. Muito boa a intençao deste blog, mas infelizmente, sabemos que a internet ja nao eh a mesma de us anos para ca, estamos sendo tao controlados ou manipulados que de acordo com o interesse da elite global, as buscas no google ja estao sendo filtradas a ponte de por exemplo tudo que queremos escrever para localizar determinado assunto se for do interesse deles vamos achar varios sites e se for contra eles ja nao encontramos mais nada. tem sido uma tarefa dificil esta filtragem mas a cada dia que se passa, percebo que artigos que denunciam a elite global nao se tem facil acesso como dois ou tres anos atras. Aqui no Brasil entao ta feio, a exemplo das ultimas eleiçoes, assistimos uma guerra midiatica em que se atacavam a um candidato com todas as armas da imprenssa e a outro esta mesma midia abria uma esmagadora defesa colocando o protegido como um politico exemplar perfeito e imprescindivel, graças a deus que tal candidato perdeu as eleiçoes nos dois turnos mesmo contando com 100% da midia a seu favor. Nao estou aqui para defender quem ganhou, so estou mencionando um fato real concreto e na ocasiao eu fasia buscas para encontrar os podres do candidato perdedor e simplesmente nao apareciam, misteriosamente desapareceram das buscas do google fatos concretos contra aquele perdedor, mas para a midia ele era o bam bam bam, ja em relaçao a presidenta tudo que era para detona la aparecia facil facil, qualquer comentario que a enaltecesse nao aparecia, curioso isto nao... porque o lado majoritario que a elegeu teriam pessoas interessadas a defederem na. mas so os que queriam a mudança mentirosa tinham espaço tanto na midia convencional como aqui na virtual.

    ResponderExcluir
  58. Muito boa a intençao deste blog, mas infelizmente, sabemos que a internet ja nao eh a mesma de uns anos para ca, estamos sendo tao controlados ou manipulados que de acordo com o interesse da elite global, as buscas no google ja estao sendo filtradas a ponte de por exemplo tudo que queremos escrever para localizar determinado assunto se for do interesse deles vamos achar varios sites e se for contra eles ja nao encontramos mais nada, tem sido uma tarefa dificil esta filtragem mas a cada dia que se passa, percebo que artigos que denunciam a elite global nao se tem facil acesso como dois ou tres anos atras. Aqui no Brasil entao ta feio, a exemplo das ultimas eleiçoes, assistimos uma guerra midiatica em que se atacavam a um candidato com todas as armas da imprenssa e a outro esta mesma midia abria uma esmagadora defesa colocando o protegido como um politico exemplar perfeito e imprescindivel, graças a deus que tal candidato perdeu as eleiçoes nos dois turnos mesmo contando com 100% da midia a seu favor. Nao estou aqui para defender quem ganhou, so estou mencionando um fato real concreto e na ocasiao eu fasia buscas para encontrar os podres do candidato perdedor e simplesmente nao apareciam, misteriosamente desapareceram das buscas do google fatos concretos contra aquele perdedor, mas para a midia ele era o bam bam bam, ja em relaçao a presidenta tudo que era para detona la aparecia facil facil, qualquer comentario que a enaltecesse nao aparecia, curioso isto nao... porque o lado majoritario que a elegeu teriam pessoas interessadas a defederem na. mas so os que queriam a mudança mentirosa tinham espaço tanto na midia convencional como aqui na virtual.

    ResponderExcluir
  59. Ótimo post, realmente gostei muito, simples, direto e infomativo, visitareis esse blog outras vezes

    ResponderExcluir
  60. Ops! É interessante o seu blog!. E em relação a manipulação, eu tenho uma manipulação, OPS!! uma resposta ao nosso desprezo pelo sistema.
    de fato existe manipulação há milênios.

    NOSSA sociedade vive uma realidade (ARCAICA , MEDIEVAL E VOLTADA PARA UM MODO RUDE de fazer NEGOCIOS com a vida) que é realidade de outros períodos. O que muda é o enredo, os personagens, o estilo, os tipos tecnológicos.

    Em geral, mantemos o MEDO, se há medo , se houve medo por esses milênios, quer dizer que nós estamos numa frequência tao inferior, tão inferior que fomos sintonizados com seres de baixo astral.

    Mas nem tudo é assim preto e no branco. A MIDIA é um elemento neutro. A TV é elemento neutro. SEM ELA a informação e manipulação ( no fundo ambas são a mesma coisa. Só que a manipulação , as vezes nos degenera . MAS e se tivéssemos DESPERTOS?).

    A TV não é um Demonio. Se a pessoa já está SAKANDO que aquilo que passa na TV é medonho, isso é um bom sinal. É AI que devemos assistir de forma, AGORA, inteligente, pragmática, moderada, analítica, critica, diferenciada.

    ISSo serve com os outros assuntos. SE A TV é um demônio, a ESCOLA também é, assim como a segurança publica, e área da saúde (Que pode se considerar bárbara, os procedimentos avançados da medicina. Será que é avanço? Seria avanço se a medicina nos manipulasse para ter saúde. MAS é isso que ela faz? A MEDICINA E FARMACIA são a terceira indústria que mais da lucros ( se não me engano). ACham que eles vao perder essa mamada, e nos dar SAUDE?

    A Educação sempre é um fator importante , mas o ESTADO, as pessoas vê a educação como uma FONTE de ganhar dinheiro e não de adquirir saber, felicidade, prosperidade. SE A Educação nos manipula para sermos objetos falantes, para entrarmos no comercio das profissões, então essa educação é LOGICAMENTE das TREVAS.

    ResponderExcluir
  61. Mas sem trevas não existe luz gente!!!!!!!!! E de certo modo , todos perceberam que as trevas e luz são a mesma coisa, devem ser a mesma coisa. ESTAMOS AQUI PARA TRANSCENDER aquilo que achamos ser OPOSTOS ( YING E YANG).

    E APENAS a mídia, apenas a mídia tem esse poder secreto de nos SABOTAR A TAL PONTO de nos DESNUDAR...

    Pois quando ela consegue nos manipular, a gente passa a seguir os preceitos estabelecidos pela MIDIA. E AI que tá? Será que esses preceitos agradam o pessoal que quer nos degenerar?

    ACHO que não!, OU NEM SEMPRE. SAbe por que? Por que o que está na mídia TAMBEM é uma obra de DEUS!!!!!! CLARO que é....Só que ao nosso modo.

    IMAGINE se NA TV passasse coisas apenas do EVANGELHO DE JESUS, algo renovador....
    ISSO seria manipulaçao não é? ( alias, e tem programações evangelhicas, mas isso não é suficiente. O EVANGELHICO é um estado de ser, que a pessoa opta SER. Entao é sempre bom ter cosias opostas , contrastantes).

    Uma vida sem drogas, problemas, demissões, seria tediosa. O PROBLEMA é que ALGO nos deixou descontrolados , e desconectados com a divindade. E ISSO nos deixou a mercê da morte todos os dias ...EM Todas as coisas.

    MAS se o universo tem centelhas divinas em tudo que há, podemos realinhar nossas consciências e comportamentos na mesma frequência de ANJOS....ET da luz e isso seria RENOVADOR. Tenho certeza que eles não iriam manipular. ALIAS rsrsr cai entre nós, esses seres poderiam nos manipular com um só olho.

    ResponderExcluir
  62. No entanto, quem nos manipula de forma negativa e positiva são o PESSOAL daqui...( e não importa a espécie... Se existe espécie de ET negativa nesse planeta, ela está muito alinhada com o nosso comportamento. SE agente já fosse angelical como é prometido na bíblia, esses canalhas já teriam dado chá de sumiço. MAs fizemos acordos com as pessoas erradas.

    A QUESTAO é escolher o que é certo , o que é produtivo e luminoso.
    Se a pessoa vê a teve, de forma inocente, ingênua, inculta, ela só vai extrair coisas podres das informações e nem vai VER as grandes informações de programas bons (também manipulados pela consciência coletiva. Por exemplo, o programa da FATIMA Bernardes, é legal, mas continua a passar assuntos do TERROR. Ela ainda não está liberta do JORNAL MACABRO que é o jornal nacional. )

    Ai as pessoas podem perguntar: Se JORNAL é coisa do capeta, e se novela é coisa do capeta, se filme é coisa do capeta....O QUE A GENTE FAZ AQUI NA TERRA?

    SOMOS Inuteis então rsr....

    Há um exagero, nesse assunto de manipulação, e assim como há um exagero em quem não acredita que esta sendo induzido a uma vida miserável e cheias de futilidades.

    O novo tempo ( SE NAO TIVER alguns abalos da natureza, e princípios de apocalipse), esse mundo poderá virar um mundo cheio de MODERNIDADES ainda desconhecidas.

    MAS ISSO pode ser ao MODO das TREVAS ( ilusão negativa)

    OU AO MODO divino -humano ( Ilusao positiva).

    Por que eu ouso dizer que existe ilusão positiva? Por que estamos nela há bilhões de anos.
    O AMOR incondicional (algo que deve ser novo para gente) é desconhecido pela maioria. E ISSO faz de nós "MORTOS VIVOS" em um reino encantado (DEsencantado).

    Se renovarmos nossas energias para o objetivo de GESTAR e administrar UM PLANETA AMOROSO E FORTE, ele será isso.........

    MAS na consciência coletiva há morte, destruição, e demônios, muitos demônios....

    MAs poucos sabem que que DEMONIOS são apenas palavras, assim como SATã, LUCIFER, DEUS, ...Alias, são símbolos. A palavra escrita foi feita para nos MANIPULAR E APRISIONAR, mas ao mesmo tempo nos permite fazer o que a gente faz hoje: REGISTRAR Informações e produzir CENAS em aparelhos

    ResponderExcluir
  63. Então o problema não está na TV ou em livros....EStá em quem produz, e em quem utiliza o produto.

    MELHORE os usuários, que você verá uma melhoria nas produções. E ISSO já está ocorrendo.

    LOGICO que dentro das manipulações POSITIVAS...( Ou você acha mesmo que esses seres medonhos que nos influencia a TROPEçAR não são trabalhadores de DEUS , TRAIDORES!!?)

    Eles quase conseguiram "MATAR DEUS" em nós...........para produzir um planeta cada vez mais denso e longe da divindade. Nós não conseguimos nem imaginar que essa MATERIA ( essa percepção de matéria que a gente tem) é falsa...
    TUDO é energia e intenção.

    SE ESTAMOS intencionalizados nas trevas, então essa vida será isso:MEDONHA e cheia de mimos.

    MAs felizmente Existe um PLANO DIVINO ( o chamado plano de DEUS, tão zelado nas igrejas, que por sinal, não seguem de cabo a rabo a essência do evangelho de CRISTO. AINDA BEM!!! pois se fossemos seguir o CRISTO, assim de uma hora pra outra, há 200 anos, esse mundo não existiria. IRIA matar os cristãos verdadeiros,a ssim como mataram no passado e agora. NOSSA TRAIçAO , nosso engano, nossa ilusão de vida nos faz sobreviver até esse momento derradeiro.

    ENTAO quer dizer que a ILUSAO não é algo DEMONIACO....

    DEMONIACO (na percepção de demônio que temos em mente) é algo contrario ao AMOR.

    E NOS FILMES que os crentes acham ser de satanás e bla bla , e bla bla bla....TEM cenas ótimas, reflexivas, inspiradoras.

    Exemplo: falam que velozes e furiosos 7 foi inspirado por seres das trevas.COMO assim gente?
    A Maioria de vocês não assiste o FILME de forma analítica e critica ( positiva). Os críticos que temos se focam no ESTILISMO das cenas e efeitos especiais. Que babaquismos.

    Ai é nesse ritimo que muitos se manipulam ( por exemplo. Há aqueles que queriam encarnar o TORONTO na realidade, e se acidentaram. Ai isso culpa de quem? é da pessoa que escolheu ser idiota.)

    Podemos fazer corridas aqui ...SIM!!! o governo, a sociedade reprime nossos passos, e isso é proposital.

    É para pensarmos em nos rebelar e agir como animais, sem pensar, alvos fáceis para prisões...para que nós entre em processo de LIBERTINAGEM , para que eles lancem politicas mais OPRESSIVAS de segurança da vida, para que então a gente perca a LIBERDADE de agir em prol de nossas emoções.

    AFF! Uma pessoa bem treinada sabe DIRIGIR em alta velocidade. Dá para fazer VELOZES E FURIOSOS aqui, sem acidentes, sem mortes......

    O FILME então manipula as pessoas para esse MODO DE VIDA emocionante, mas que pode ser um modo de vida De MORTE atrás da outra. POR que? Por que aqui está frequentado por bilhões de seres das trevas que querem nos matar, e só não fazem isso por que temos proteção no mundo espiritual, até certo ponto.........

    A população aumentou e o poder da mente coletiva é ENORME, repressor, libertino , assassino, preconceituoso, mas com GRANDE possibilidade de aprendizagem e redenção.

    E podemos assistir o FILME ( COmo velozes e furiosos 7) com a coragem de analisar os perfis, o enredo , as mensagens (subliminares ,que não sejam satânicas. Será que vocês sabem o que é SATÃ? Segundo o TORÁ satã é EGO HUMANO. Se o EGO HUMANO for divinizado, O SATÃ NAO EXISTE mais, se aprisiona, se dissipa, trabalha ao nosso favor.

    ResponderExcluir
  64. Mas se seguirmos esse TORAH ( que é um livro possivelmente muito mais confiável e em acordo com a verdade ...POis é de la, também que foi tirado a bíblia....Só que a bíblia foi adulterada. MAS tudo está em ordem, ela ainda mantem a essência da MENSAGEM que precisamos NO MOMENTO ATUAL. Entao não adianta procurar a verdade no Livro BIblia como muitos religiosos fingem que procuram. LEEM e continuam atirar pedras uns nos outros. QUE porra de evangelho de amor é esse? Não é de cristo.

    Voltando. SE seguissimos o TORAH estaríamos mais próximos da verdade sobre o TUDO que está na nossa volta.
    MAs a verdade foi fragmentadas por MEDIDAS DE SEGURANÇA.
    TEMos tendência de guardar a verdade para aprisionar a mente das pessoas.

    Os seres que nos manipulam de forma negativa ( EM JORNAIS, BBB, PROPAGANDA DE DROGAS FARMACEITICAS etc), sabe a verdade que eles habitam.

    ELes não sabem a verdade do AMOR incondicional (QUe é algo pessoal, de cada um.. mas que se liga ao todo quando todos estão numa mesma SINTONIA e intenção ) .

    Se eles não sabem...ENTAO!!!
    ELES também são ILUDIDOS pela ilusão ! rsr...(E A BIBLIA tem uma passagem que refere a essa ideia. Diz algo como , (em minhas palavras), acima de todo patife, há um patife, e acima desse há outro patife, e acima desse ...etc.......

    E nós ainda estamos na era do diabo.

    AFF... Está na cara que isso também faz parte da manipulação. O MEDO, A CULPA, O ERRO tudo vai para as costas de um SIMBOLO , de um ser mitológico, que pode ter se criado existência devida a tanta crença .

    Ai o crente sem pensar direito, demoniza TODA MIDIA ( generalizando). Ele não consegue ver que para evoluir é preciso SUJAR AS mãos, sem precisar pecar.......(já que é essa a linguagem que entendemos sobre viver ERRANTE).

    ResponderExcluir
  65. Como se faz isso?
    OBSERVANDO uee. E como se faz isso? AGINDO!!, VENDO! ESCREVENDO! COMENTANDO! ANALISANDO! TIRANDO POS E CONTRAS! CRITICANDO!..

    MAS uma grande massa de crentes se abdicam de ver TV e continuam a ser miseráveis no evangelho SAlve excessoes.

    Eu sei porque eu já convivi ....
    Eu convivi com um cara super crente , e esse cara espancava a filha dele de uma maneira nunca vista antes, SEM MOTIVO ALGUM, pois mocinha tinha um comportamento dócil e gentil ( MOCA talvez). E esse cara DEMONIACO pregava a PALAVRA, ele ia na igreja...........mas não tinha amor no coração. ERA um babaca e morreu com problemas de coração. (coincidência).

    AI te digo , com toda a certeza. TODAS AS FERRAMENTAS que temos ( IGREJA, ESCOLA, MILITARISMO, SAUDE, POLITICA, FILOSOFIA ( a parte negativa) , Conhecimento e BIBLIA (mas a bíblia é faca de dois gumes, e ela mesma diz isso)...etc...

    SAO instrumentos de Condenação para o nosso ESPIRITO, pois favorece (ENTRE ASPAS) os assuntos do corpo físico....

    MAS EM ESSENCIA favorece os assuntos do pessoal das trevas que esta a eras tentando se materializar aqui, tendo os poderes de DEUS ( AO CONTRARIO), ou seja querendo destruir a vida.............PARa criar uma vida ARTIFICIAL, LABORATORIAL , CAVERNOSA ( caverna de platao) com bilhões de seres algemados .

    MAS logicamente isso não pode ser feito as claras. Os TRAIDERES sabem que é preciso dar MIGALHAS para o povo Nunca QUERER ser divino.

    EU PERCEBO e me sinto angustiado: não existe uma pessoa (Cristã ou não) que queira ser angélica e humana ( PROPOSTA BIBLICA)....Só eu!!!

    TODOS estão entupidos de ocupações e PROMESSAS angustiantes de riquezas com GRANDE esforço ..........

    Onde TUDO não é nosso, mas está disponível para nós de forma GRATUITA.

    QUEM INVENTA DINHEIRO..
    ALIAS, vou terminar ...

    O DINHEIRO foi criado para MANTER A falsa vida dos seres das trevas...........de verdade, esses querem ver o caos total, com destruição. Os seres que tentam nos manipular , querem apenas ter PODER SObre nós........E depois deles existe os tiranos que querem nos tirar a liberdade.

    Se conseguirmos evoluir NO USO CORRETO DO DINHEIRO, podemos matar 5 coelhos com a cajadada só..........E Ainda bancar de estrelinha com O SENHOR dos exércitos ( O verdadeiro).

    POIS ....TUDO, TUDO MESMO.............existe FALSIFICAÇOES !

    Mas quem disse que as falsificações não são também de DEUS (Só estão caídas, degeneradas...../ Não temos nenhum cacife espiritual para julgar nenhum ser demoníaco. POdemos detê-los, mata-los, odiá-los, perdoa-los, agora.....JULGAR esses seres que nos manipulam é meio irônico . A Sociedade humana praticou muitas barbaridades....E ela teve escolha. SEMPRE TEMOS escolhas.

    ResponderExcluir
  66. Aprenda algumas formas se entender melhor ainda , observar assuntos relacionados e se livrar deste controle , conhecam uma pagina tb esclarecedora voltada para o publico do Facebook www.facebook.com/psicobomsenso

    ResponderExcluir
  67. O sistema só e somente se somente será capaz de gerar o sistema, e uma vez que estamos dentro deste, seremos cocriadores de todos os conteúdos inerentes a todos nos pelo todo e qualquer conteúdo remissivo e perpendicularmente em nossas vidas relacionado com todos nos, e com nossas ajudas, ou seja morremos quando criamos a nos mesmos dentro do sistema para ajudar na coexistência do todo.

    ResponderExcluir
  68. A rede globo e suas conveniadas são portas do inferno camuflados.

    ResponderExcluir
  69. Ouça a todos, não siga ninguem.
    A dicotomia entre esquerda e direita não existe. É apenas uma ilusão para enganar os tolos.
    Compartilho perspectivas e não verdades absolutas.

    Muito sabio isso.

    ResponderExcluir
  70. Galera vou falar uma coisa pra vocês, eu tenho acompanhado a mídia de diversos lugares a respeito de diversos temas mundiais, e tenho visto quão tendenciosa a mídia é. Reportagens são tiradas do ar, notícias proibidas ou mudadas na internet. E o maisintrigante é que há pessoas aleivosas que estão de prontidão a combater ou fazer o povo acreditar que sua opinião é ridícula apresentando argumentos deficiente de uma forma que eles pareçam incontestáveis, quem quiser ser meu amigo no facebook, procura lá: scoth phelps, adoro pessoas com mente aberta e que questionam tudo e não se deixam converser por facilmente por justificativas bobas

    ResponderExcluir
  71. Difícil acreditar. A realidade de quem domina não é tão explícita para eles mesmos. A realidade criada pelo capitalismo movimenta os dois lados da engrenagem - o motor (explorado) e o motorista (capitalista). O mesmo texto lido por 02 pessoas de classes diferentes, tem dois significados, todos os dois sustentantos pela ilusão em que se crê, ou se apaixona, para ter impulsão.

    ResponderExcluir
  72. Me indiquem livros, parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://evoluasuaconsciencia.blogspot.com.br/p/livros-recomendados.html

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...