Objetivo

Com o propósito de ir mais a fundo nas questões psicológicas, que ao meu ver é o que realmente faz a diferença, criei este outro blog: Evolução da Consciência
OBS: Não será postado nada novo neste blog, apenas no novo.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

A Obsolescência Programada em um Sistema Insustentável

"Obsolescência programada" é a decisão do produtor de propositadamente desenvolver, fabricar e distribuir um produto para consumo de forma que se torne obsoleto ou não-funcional especificamente para forçar o consumidor
a comprar a nova geração do produto.

A obsolescência programada faz parte de um fenômeno industrial e mercadológico surgido nos países capitalistas nas décadas de 1930 e 1940 conhecido como “descartalização”. Faz parte de uma estratégia de mercado que visa garantir um consumo constante através da insatisfação, de forma que os produtos que satisfazem as necessidades daqueles que os compram parem de funcionar ou tornem-se obsoletos em um curto espaço de tempo, tendo que ser obrigatoriamente substituídos de tempos em tempos por mais modernos.

O que é a "Obsolescência Programada"?

A História Secreta da Obsolescência Programada
Sinopse: Porque os produtos eletrônicos duram  cada vez menos? Como é que em 1911 uma lâmpada teria uma duração certificada de 2.500 horas e cem anos depois a sua vida útil se tenha reduzido a metade? É compatível um sistema de produção infinito com num planeta de recursos limitados?

Boicote o Consumismo!

O modo que a nossa sociedade funciona não é natural, no sentido de que não segue o fluxo da vida onde há equilíbrio(Não Há Evolução Através do Medo). O uso dos meios de extração, produção e distribuição de recursos procedem de tal modo que a disponibilidade de energia restante diminui constantemente, não há equilíbrio entre ganho e perda. Se continuarmos assim os padrões demonstrados pelas leis fundamentais da termodinâmica vão colocar limites determinados na inovação tecnológica e avanço humano.

Em qualquer tipo de troca de energia, se nenhuma energia entra ou sai de um sistema isolado- como a nossa sociedade - a entropia(tendencia ao caos) do sistema cresce. A energia flui continuamente de um estado concentrado pra se tornar, dispersa, espalhada, gasta e inútil....

Dentro desse sistema que vivemos, novas formas de produção não podem ser criadas, pois quebraria as maiores industrias do mundo, e elas não querem que isso aconteça.

É de suma importância compreender que em um sistema isolado, a entropia só pode aumentar! É preciso nos re-organizarmos em uma Economia Baseada em Recursos, em um sistema integrador, e não um sistema exclusivo e que funciona como se estivesse isolado do meio em que existe.

Energias de alta escala estão sendo gastas e destruídas definitivamente. Uma economia baseada em crescimento infinito é INSUSTENTÁVELportanto seu fim já está definido, resta saber como será este fim e novo começo.

Através das corporações e bancos(e por influência financeira o poder politico), a elite financeira tem monopólio e controle quase que absoluto sobre praticamente todos aspectos da nossa vida. Não apenas a produção e distribuição de energia, mas também a produção de alimentos, a saúde publica, as instituições de ensino, praticamente todos produtos que consumimos e principalmente o sistema monetário através da manipulação do fluxo do dinheiro. Além da influencia no sistema politico que as organizações financeiras exercem.

A produção de energia livre acabaria com esse monopólio em todos os setores, todo o sistema atual entraria em colapso, e esse é o motivo pelo qual a Energia Livre é tão reprimida.

Nikola Tesla descobriu essa possibilidade de libertar a raça humana da escravidão corporativa a décadas atrás, poderíamos prosperar como sociedade de uma maneira nunca antes vista se não fosse pela nossa ignorância aos fatos que acontecem a nossa volta.
Duvida? Veja esse post.


"Crescimento pelo bem do crescimento é a filosofia de uma célula cancerígena."
- Edward Abbey 

Analogia Sobre Abuso dos Recursos


A Historia das Coisas: Um pouco sobre o sistema



Para quem quiser entender melhor do assunto, e ver que nada do que está acontecendo na nossa sociedade é por acidente, eu realmente sugiro esses...
Artigos Relacionados
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...